Chega ao fim o Congresso Internacional Cidades & Transportes

Dez anos cumpridos. Depois de três dias de conversas, encontros, trocas de experiência e conhecimento, chega ao fim o Congresso Internacional Cidades & Transportes.

11/09/2015

Equipe do WRI Brasil Cidades Sustentáveis no encerramento do Congresso Internacional Cidades & Transportes (Foto: Luke Garcia/WRI Cidades Sustentáveis) Equipe do WRI Brasil Cidades Sustentáveis no encerramento do Congresso Internacional Cidades & Transportes (Foto: Luke Garcia/WRI Cidades Sustentáveis)

Dez anos cumpridos. Depois de três dias de conversas, encontros, trocas de experiência e conhecimento, chega ao fim o Congresso Internacional Cidades & Transportes.Durante os três dias de evento, passaram pela Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, mais de 140 palestrantes de 19 países, prefeitos e representantes de mais de cem prefeituras brasileiras e um público estimado em pelo menos mil pessoas.

Os debates foram enriquecedores, e os aprendizados compartilhados permanecerão com aqueles que tiveram a oportunidade de acompanhar esses momentos. Rejane Fernandes (foto), Diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento, encerrou o dia agradecendo a todos: “Foi um prazer imenso realizar esse evento. Por dez anos, ajudamos prefeitos e cidades a concretizarem projetos ambiciosos, que mudaram a realidade de muitas pessoas. Somos agora o WRI Brasil Cidades Sustentáveis, e o nosso trabalho continua: pela mobilidade, pela sustentabilidade, por cidades cada vez melhores”.

(Foto: Luke Garcia/WRI Brasil Cidades Sustentáveis) (Foto: Luke Garcia/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Na Cúpula de Prefeitos, que abriu em grande estilo as comemorações de dez anos de atuação da EMBARQ Brasil, Mary Jane Ortega, Enrique Peñalosa, Ken Livingstone, Jaime Lerner e Sam Adams protagonizaram um debate inspirador, capaz de despertar em todos o que era o objetivo desse evento: a vontade de agir e mudar a realidade.

No lançamento do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, Charlotte Matthews declarou: é possível mudar o mundo. No embalo desse sentimento, cada painel apontou ao público, sob diferentes perspectivas, caminhos para concretizar essa mudança. Desenvolvimento urbano, clima, transporte coletivo e não motorizado, sustentabilidade, acessibilidade; dentro dos limites da cidade e no contexto metropolitano; na imprensa, na esfera política e na sociedade civil – é possível agir em diversas frentes e de diversas maneiras.

Ao longo de dez anos, a EMBARQ Brasil trabalhou com as cidades brasileiras para tornar realidade o transporte sustentável. Foram inúmeros projetos, alinhamentos estratégicos, planos de mobilidade, pesquisas, entre tantas outras iniciativas para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas e fazer das cidades brasileiras lugares melhores para as pessoas. Para marcar essa década, a EMBARQ Brasil lançou o livro Mobilidade em 1 Instante, com fotografias e histórias de dez das cidades que fizeram parte da nossa história. Nas palavras de Rejane, “são momentos de mobilidade – um passeio na praça, um encontro, um olhar. É um presente da EMBARQ Brasil para as cidades com as quais trabalhamos e para todos aqui”.

A EMBARQ Brasil é agora o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. O Congresso acabou, o nome mudou, mas o trabalho continua – sempre – por cidades melhores, mais humanas e sustentáveis.

WRI BRASIL Marca 10 Anos Patrocinadores