Cúpula de Prefeitos tem início no Rio de Janeiro

As lideranças visionárias que reinventaram suas cidades e hoje são exemplos de vontade política, gestão e foco no desenvolvimento sustentável abriram a Cúpula de Prefeitos, no início desta tarde, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

09/09/2015

Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Ken Livingstone (Londres), Jaime Lerner (Curitiba), Mary Jane Ortega (San Fernando), Enrique Peñalosa (Bogotá) e Sam Adams (Portland) foram recebidos por Andrew Steer, Presidente do WRI; Ani Dasgupta, Diretor do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis; Luis Antonio Lindau, Diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis. O cerimônia teve como anfitrião o prefeito Eduardo Paes e a presença do Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda.

Steer, presidente do WRI. (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis) Steer, presidente do WRI. (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis) "Temos aqui hoje uns dos lideres que fazem parte da revolução das cidades. Vamos aprender muito com eles nestes dias e com as cidades brasileiras presentes aqui. Muitas cidades brasileiras estão liderando essa revolução", afirmou Steer.

"O grande problema é que as cidades estão crescendo da forma errada. Por anos construímos nossas cidades através do automóvel, o que desencadeou em mortes no trânsito, poluição. Vamos discutir, hoje e no Congresso, formas de superar isso", declarou. 

A Cúpula de Prefeitos e o Congresso Internacional Cidades & Transportes, que acontece dias 10 e 11 de setembro, marcam os 10 anos de atuação da EMBARQ no Brasil.

Durante toda a tarde, os ex-prefeitos compartilham histórias, barreiras e vitórias que os elevaram ao patamar de líderes transformadores.

Acompanhe ao vivo!

 

 

 

 

"Este evento celebra 10 anos da EMBARQ, organização que tem sido parceria da cidade do Rio com a rede de BRT da cidade, que contará com 150 km. O investimento no transporte coletivo de alta capacidade é um dos maiores legados olímpicos que deixaremos para a cidade. Estou honrado de participar deste encontro hoje para construir cidades mais sustentáveis", agradeceu o prefeito Eduardo Paes.

Prefeito Paes durante abertura da Cúpula de Prefeitos, no Rio. (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis) Prefeito Paes durante abertura da Cúpula de Prefeitos, no Rio. (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

"Sabemos que as cidades são peças chave para um mundo mais resiliente e sustentável", destacou. Paes destacou o Compact of Mayors, compromisso global da C40 que estabelece e cria metas ambiciosas para as cidades mitigarem as emissões de gases de efeito estufa. O prefeito aproveitou o momento para convidar a todos gestores públicos brasileiros "a fazerem a diferença e estarem na linha de frente". "Mais uma vez obrigada pelo apoio da EMBARQ Brasil em projetos com a cidade do Rio, assim como a outras organizações que estão, com certeza, transformando nossa realidade", finalizou o prefeito Paes.

Na plateia, 350 pessoas - entre elas, mais de 100 representantes municipais de diversas partes do mundo - acompanham o debate a fim de aprender com as experiências de sucesso dos prefeitos internacionais e, assim, vencer os obstáculos que ainda se interpõem à construção de cidades mais humanas e sustentáveis.

"É uma honra estar no evento que também celebra os 10 anos da EMBARQ no Brasil. A organização tem sido uma parceira fundamental de muitas cidades brasileiras em muitos projetos de transporte. Belo Horizonte tem muito a agradecer à organização pois tivemos uma evolução vigorosa do transporte público nos últimos anos, com a assessoria da EMBARQ Brasil", agradeceu Lacerda, prefeito de BH.

Lacerda, prefeito de Belo Horizonte e presidente do FNP. (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis) Lacerda, prefeito de Belo Horizonte e presidente do FNP. (Foto: Mariana Gil / WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Conheça os ex-‘super’-prefeitos

Ex-prefeito de Londres, Ken Livingstone ficou conhecido pela implementação da maior área com taxação de congestionamento do mundo. Prefeito entre 2000 e 2008, foi responsável por uma série de mudanças positivas na capital inglesa, como a ampliação de espaços públicos para pedestres, a melhoria do serviço de transporte público e corredores prioritários aos ônibus.

Jaime Lerner foi prefeito de Curitiba por três mandatos e transformou a cidade em referência de transporte coletivo de qualidade ao implementar, ainda na década de 1970, uma nova modalidade de transporte: o BRT. Mary Jane Ortega também foi prefeita por três mandatos, mas em San Fernando, nas Filipinas. Durante sua gestão, implementou um projeto de realocação de pescadores em áreas de risco, para minimizar o impacto dos tufões, e acumulou prêmios por suas realizações.

Em Bogotá, o nome da transformação é o de Enrique Peñalosa. Entre 1998 e 2001, fez da capital colombiana modelo de transporte cicloviário na América Latina, com a construção de 300 quilômetros de ciclovias, além da ampliação dos espaços públicos. Por fim, mas não com menos importância, Sam Adams, diretor da Iniciativa Climática do WRI, que investiu em planejamento estratégico e integrado para tornar Portland uma cidade mais eficiente e sustentável. Durante seu mandado, entre 2009 e 2012, implementou o Plano de Ação pelo Clima, com metas específicas em cada setor para seja atingido o objetivo de reduzir em 80% as emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Prefeitos do mundo inteiro precisam de apoio e de novas ideias para alavancar projetos que tornem as cidades mais sustentáveis e inclusivas. Os cinco ex-prefeitos visionários debatem as diferentes maneiras de investir no desenvolvimento sustentável e fazer dos centros urbanos parte da solução, deixando um legado real, sustentável e positivo para as suas cidades. 

"Estas são as pessoas que nos inspiram e nos mostraram que é possível fazer a mudança na realidade", destacou Dasgupta.

Acompanhe a Cúpula de Prefeitos:

WRI BRASIL Marca 10 Anos Patrocinadores