WRI lança programa de Cidades Sustentáveis no país

WRI Brasil | EMBARQ Brasil é agora WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

09/09/2015

  Luis Antonio Lindau, Diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, durante o lançamento do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis no Brasil (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis) Luis Antonio Lindau, Diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, durante o lançamento do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis no Brasil (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Ao completar 10 anos, o WRI Brasil | EMBARQ Brasil torna-se o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. O objetivo é ir além da atuação em transportes para atingir resultados ainda mais transformadores em áreas urbanas de todo o país. O lançamento oficial da nova marca foi feito por Andrew Steer, Presidente do WRI - World Resources Institute, ao lado do Diretor do programa no Brasil, Luis Antonio Lindau; do Diretor do programa global, Ani Dasgupta; e da Diretora do WRI Brasil, Rachel Biderman.

O anúncio ocorreu esta tarde, durante a abertura da Cúpula de Prefeitos, no Rio, na presença do prefeito anfitrião Eduardo Paes, e dos ex-prefeitos integrantes da Cúpula: Jaime Lerner (Curitiba), Ken Livingstone (Londres), Mary Jane Ortega (San Fernando); Enrique Peñalosa (Bogotá) e Sam Adams (Portland). Os líderes internacionais vieram ao Rio compartilhar suas experiências de sucesso com centenas de gestores municipais do Brasil e do mundo. Assista ao vivo.

Andrew Steer, Presidente e CEO do WRI, deu início à apresentação do novo programa: “Temos aqui hoje alguns dos líderes que fazem parte da revolução das cidades. Nessa ocasião, reafirmamos e consolidamos nosso trabalho na construção de cidades mais sustentáveis”.

O que começou como um trabalho em mobilidade urbana é agora o WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, o programa global de cidades do WRI – World Resources Institute.  Localmente, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. “É difícil sintetizar em poucas palavras o trabalho de dez anos. Trabalhamos muito. Agora, é a hora de seguir em frente e mudar –para melhor. Seguiremos na busca de soluções para cidades melhores e mais sustentáveis”, declarou Luis Antonio Lindau, Diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Prefeito do Rio de Janeiro e anfitrião do evento, Eduardo Paes recepcionou a todos com uma mensagem-chave para este momento de mudanças: “As cidades são a chave no combate às mudanças climáticas e na busca por um mundo resiliente. É uma honra receber esse encontro na nossa cidade, e quero aproveitar a oportunidade e convidar a todos para se juntarem a nós e mudar a realidade das cidades”.

Ani Dasgupta, Diretor do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, falou sobre as expectativas e objetivos do trabalho do novo programa: “Nossa missão é muito simples: ajudar as cidades a atingirem um maior nível de sustentabilidade através de planejamento e eficiência. É isso que vamos buscar com o WRI Cidades. Esperamos moldar o debate global, ouvindo a todos e construindo redes de cidades”.

 

WRI Brasil | EMBARQ Brasil é agora WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Nos últimos 10 anos, o WRI Brasil | EMBARQ Brasil ajudou a construir marcos definitivos para a mobilidade urbana e a qualidade de vida no país. Surgimos como o programa de transporte sustentável do WRI. Com a força do nosso trabalho, prestamos auxílio de alto nível técnico para a concretização de sistemas de transporte urbano por ônibus de alta capacidade em Brasília, Rio e Belo Horizonte. Hoje, nestas capitais, 1,5 milhão de pessoas se deslocam com mais rapidez e qualidade todos os dias.

Desenvolvemos ações, ferramentas e publicações que estão ajudando os municípios a executarem planos de mobilidade sustentáveis e conectados às necessidades das pessoas. Construímos pontes com parceiros estratégicos, como o Ministério das Cidades, que elevaram o alcance do nosso trabalho e nos fizeram ir mais longe.

Os projetos de impacto real estão no nosso DNA.

Trabalhamos por cidades melhores. Afinal, elas já são o lar de 85% da população brasileira –um panorama que apresenta desafios e oportunidades sem precedentes para o crescimento econômico sustentável e inclusivo. Movido por este propósito, o WRI agora expande as áreas de atuação no país e o WRI Brasil | EMBARQ Brasil passa a fazer parte de um todo bem maior.

O WRI atua há mais de 30 anos como uma instituição internacional de pesquisa, que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem estar humano. É formado por mais de 450 profissionais e tem escritórios no Brasil, México, Índia, China, Turquia, Indonésia, Europa e Estados Unidos.

Em um curso natural de fortalecimento, WRI e EMBARQ fundem seus aprendizados, expertises e áreas de atuação em 2015 para acompanhar a complexidade do rápido crescimento urbano. O que começou como um trabalho em mobilidade urbana é agora o WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, o programa global de cidades do WRI.  Localmente, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Nosso desafio extrapola os campos de transportes e desenvolvimento urbano para atingir resultados ainda mais transformadores. Temos um objetivo ousado: impulsionar a ação em 200 cidades até 2019, com foco em desenvolvimento urbano, mobilidade, água, saúde, segurança viária, energia, edificações e governança.

Somos um time de 200 profissionais, em escritórios no Brasil, México, China, Índia, Turquia e Estados Unidos e continuaremos agindo com alto embasamento técnico para transformar a vida urbana em ampla escala.

A mudança é urgente e o impacto positivo na realidade faz parte da nossa essência. Estamos mais fortalecidos para atingir a desafiadora e inspiradora missão de tornar nossas cidades lugares mais sustentáveis para milhões de pessoas.

Acompanhe a Cúpula de Prefeitos:

WRI BRASIL Marca 10 Anos Patrocinadores