Encontros reúnem líderes municipais para debater mudanças climáticas

Secretários de meio ambiente estarão lado a lado no Rio de Janeiro

07/07/2015

(Foto: Secretaria de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro/Flickr) (Foto: Secretaria de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro/Flickr) Enchentes, desmoronamentos, secas, ondas de calor. Consequências das mudanças climáticas, os eventos extremos afetam comunidades inteiras e são cada vez mais recorrentes. Embora presumam medidas abrangentes de mitigação, contam com grandes aliadas locais: as cidades. Cada vez mais, gestores urbanos têm um papel crucial para frear esta realidade, já que, globalmente, cidades são responsáveis por 70% das emissões de carbono. As decisões tomadas hoje nas áreas urbanas vão impactar o futuro desta e próximas gerações.

Com esse norte, líderes urbanos brasileiros estão se articulando para buscar soluções e políticas de incentivo ao desenvolvimento sustentável. Em setembro deste ano, secretários municipais de meio ambiente de todo o país estarão reunidos no Rio de Janeiro para debater os planos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Ao lado deles, especialistas nacionais e internacionais fomentarão um debate ainda mais qualificado.

O encontro ocorrerá durante o Congresso Internacional Cidades & Transportes, dia 11 de setembro, realizado por WRI Brasil | EMBARQ Brasil. Entre os participantes confirmados, estão Délio Malheiros, de Belo Horizonte, e Nelson Franco, do Rio de Janeiro, além de secretários de todas capitais brasileiras. Além deles, participarão Rachel Biderman, diretora executiva do WRI Brasil, Alice Baldo, da Future Cities Catapult, e Guilherme Jonhston, da Embaixada Britânica. O painel será moderado por Laura Valente, consultora do WRI Brasil.

É a oportunidade para que gestores troquem experiências e pensem soluções conjuntas, unam conhecimentos e intensifiquem a cooperação entre cidades.

Titulares do meio ambiente das capitais brasileiras também estiveram reunidos, na última semana, durante o Fórum CB27, do qual o World Resources Institute (WRI) é parceiro. Foramdebatidos projetos e desafios para um futuro de baixo carbono. O encontro também contou com a participação do Ministério das Relações Exteriores e do WRI Brasil | EMBARQ Brasil.

Na ocasião, a gerente de Relações Estratégicas da EMBARQ Brasil, Daniely Votto, apresentou boas práticas de transporte e desenvolvimento urbano que contribuem com cidades mais compactas e menos viagens motorizadas. É o caso, por exemplo, do Move, sistema BRT (Bus Rapid Transit) de Belo Horizonte, e do programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Rio Grande, que está em implantação dentro dos princípios do Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável – ambos com apoio técnico da organização. Laura Valente, consultora do WRI Brasil, apresentou o GHG Protocol, uma ferramenta global do WRI utilizada por governos e empresas para compreender, quantificar e gerenciar as emissões de GEE.

Confira a programação do Congresso Internacional Cidades & Transportes e inscreva-se.

WRI BRASIL Marca 10 Anos Patrocinadores